5 mitos sobre a CREATINA!

Faz anos que falo sobre esse suplemento em artigos e vídeos, mas mesmo assim, sei que muitas pessoas ainda têm dúvidas e/ou medo dela… Hoje estou aqui para discutir os MITOS sobre a creatina.

A #creatina é o #suplemento com mais estudos disponíveis no mercado atualmente e esses estudos mostram que ela produz melhoras nos esportes que necessitam de força e potência, como: #musculação, levantamento de peso, #crossfit, artes marciais, remo, ciclismo de alta velocidade e os de curta distância (sprints). Ela promove ganho de força, acelera a recuperação e, consequentemente, aumento na massa magra (desde que aliada a uma dieta específica).

Mas mesmo com tantas evidências, muitos não usam esse suplemento por conta dos boatos… Vou explicar algumas coisas então:

  • MITO 1: Creatina incha ou causa retenção de líquidos. Mentira! A creatina causa uma leve hidratação na célula muscular, mas não causa retenção subcutânea. A retenção muscular que ela causa é pequena e quase imperceptível a olho nú. Se você tomou ou toma creatina e notou inchaço, sugiro trocar de marca.
  • MITO 2: Creatina engorda. Mentira! Creatina não possui calorias, carboidratos e/ou gorduras. Ela não aumenta a glicose e não dispara a insulina. Então fique tranquilo que você não irá acumular gordura ao ingerir esse suplemento.
  • MITO 3: Creatina dá celulite. Mentira! Celulite geralmente é uma mistura de inflamação, retenção, gordura acumula e/ou disfunções hormonais. Creatina não tem nada a ver com esses processos.
  • MITO 4: Creatina pode dar problemas nos rins e/ou fígado. Mentira! Já foi provado que creatina não sobrecarrega órgãos. Estudos já foram feitos com renais e não houve dano algum.
  • MITO 5: Creatina só pode ser usada por atletas. Mentira! Qualquer pessoa que pratica esportes, que seja disciplinado e que queira melhorar níveis de força, performance e massa muscular pode usar.