557311_630768976941803_1875530489_n

Pessoal, hoje vou falar aqui no site da Giovana Guido sobre o Treino Intervalado. Recebo várias perguntas sobre quantas vezes por semana uma pessoa deve realizar um treino intervalado.

Bom, o que nós normalmente recomendamos é que voce faça seu treino intervalado apenas 2x por semana. Ainda assim, muitas pessoas perguntam se podem fazer seu treino intervalado 2x, 3x, 4x ou até 5x na semana.

Bom, então vamos esclarecer definitivamente este assunto. Antes de mais nada o treino intervalado, para aqueles que ainda não conhecem este tipo de treinamento, é simplesmente uma combinação de treino de alta intensidade e baixa intensidade. Vamos focar especificamente no treino intervalado de corrida na esteira, já que este tipo de treinamento pode ser realizado tanto com pesos, na musculação, como nos exercícios aeróbios.

Estudos comprovam que o treino intervalado é o método mais eficiente pra melhorar a capacidade cardiovascular do praticante. Além de trabalhar o ganho de resistência, o treino intervalado queima mais calorias e ainda  reduz seu tempo gasto na esteira, já que o treino intervalado, justamente por ser mais intenso, tem menor duração. Segue um exemplo bem simples de um treino intervalado*:

  1. Aquecimento I: 2 minutos caminhada
  2. Aquecimento II: 2 minutos de corrida confortável
  3. Escolha sua velocidade de corrida confortável e corrida intensa.
  4. Corrida Intensa: 1 minuto
  5. Corrida confortável: 3 minutos

Então a questão é: Com que frequência devo fazer meu treino intervalado na semana? Bem, vamos lhe responder de forma simples e direta.  A maioria dos estudos mostram que 2 ou 3x por semana é mais que suficiente. Isto porque voce deve dar um intervalo de 24 ou 48h entre as sessões do treino intervalado. Então digamos que voce faça um treino intervalado na Segunda-Feira. Voce só deverá fazer seu segundo treino na Quarta ou Quinta-Feira. Assim, seu terceiro treino deverá ser feito na Sexta-Feira ou no Sábado. Pronto. Simples assim. Seu treino intervalado da semana está completo. Nos outros dias da semana voce pode fazer um treino de corrida mais longo, de menor intensidade. Se preferir, ainda pode realizar alguns treinamentos cruzados na sala de musculação. Treinamento cruzado? Bom, isto já é tema para um próximo post. *Ah, não custa lembrar que toda atividade física deve ser feita com aprovação médica e acompanhamento profissional.

Bora Treinar?

Grande abraço,

Wagner Pugliesi – Personal Trainner formado pela Universidade Paulista

CREF – 036701-G/SP


PALESTRA GRATUITAS • EMAGRECIMENTO E HIPERTROFIA•
x