Reproduzindo o artigo de um amigo meu!

 

A caminhada é uma atividade extremamente segura, que pode ser praticada por qualquer pessoa, coletiva ou individualmente.

 

 

Os benefícios da caminhada vão muito além da perda de peso. Um corpo “em forma”, responde diferentemente aos acontecimentos do que um corpo com excesso de gordura. Fatores como colesterol, açúcar, sal, entre outros, não afetam alguém que está “em forma” da mesma maneira que afeta alguém com excesso de peso.

Pelo ponto de vista médico, exercícios contribuem positivamente com todos os órgãos do corpo. Exercícios melhoram seu sono, nível de energia, humor, raciocínio, e trazem um sentimento geral de bem estar, melhorando assim a qualidade de vida de uma maneira geral.

Entre os principais benefícios gerados com a caminhada destacam-se tonicidade muscular, fortalecimento de tendões, ligamentos e articulações, auxilio no combate à osteoporose e o controle do peso corporal, do colesterol, do estresse, da ansiedade e da depressão. Além disso, observa-se também o estímulo ao fim de hábitos nocivos, como o uso de álcool e cigarros.

Caminhar não é simplesmente andar e, ainda que seja uma atividade segura, algumas observações são necessárias para um melhor aproveitamento da atividade:

1-   Mantenha-se hidratado, beba bastante água;

2-    Boa postura é fundamental – o tronco deve estar ereto, a cabeça sempre na posição horizontal. Abdome contraído. Caminhar balançando os braços alternadamente e manter os ombros relaxados;

3-   Calçados adequados são muito importantes. O tênis deve ser confortável, de tecido leve e arejado, e com amortecimento. Em caso de dúvida, consulte um ortopedista. Tênis inadequados podem causar problemas na coluna, nas articulações e nos pés;

4-   Caminhar não é correr. Ao sentir-se ofegante, é recomendável diminuir a velocidade. A capacidade física varia de pessoa pra pessoa. Respeite seus limites;

5-   Recomenda-se consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física;

6-   Pense no seu momento de caminhada como um mundo à parte. Concentre-se na atividade e nos seus benefícios que ela lhe trará. É importante a consciência do próprio corpo e concentração da respiração durante a pratica do exercício.

Luciano Pereira – Personal Trainer

Graduado em Educação Física

Pós graduado em Treinamento Desportivo e Personal Tranining

Pesonal Trainer Residencial da Clínica Espaço Saúde

Preparador Físico do FEC juniores 2009 e auxiliar 2009 – 2010

Blog: http://amigosesaude.blogspot.com

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