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Uma dieta bem planejada, saudável e equilibrada irá oferecer todos os nutrientes que você necessita e praticamente todos em quantidades adequadas, porém, atualmente é difícil encontrar pessoas disciplinadas o suficiente que sigam todas as regras de uma dieta 100% eficaz, por isso, a inclusão de suplementos na rotina irá ajudar a garantir que todos os nutrientes estejam sendo oferecidos ao corpo melhorando sua saúde, disposição, forma física, queima de gordura, ganho e massa magra, etc.
A maioria das mulheres saudáveis, que praticam atividades físicas e desejam estar bem sempre, ficam em dúvidas sobre quais suplementos usar… é claro que a individualidade prevalece e cada pessoa tem seus objetivos, ocorrendo mudanças de pessoa para pessoa quando a suplementação é planejada, mas é importante dar destaque à suplementos que preenchem as necessidades femininas, afinal, temos particularidades que os homens não tem,como por exemplo: maior dificuldade de ganho de massa muscular e queima de gorduras, presença de celulite e maior prevalência de flacidez, sintomas causados pelo ciclo menstrual, inchaço e retenção, metabolismo mais lento, maiores índices de catabolismo, etc. – ou seja, nada colabora muito em nossa fisiologia para que tenhamos ótimos e rápidos resultados, então os suplementos entram para auxiliar plenamente nossa jornada em busca de um corpo mais bonito, tonificado e forte!
A seguir irei descrever os 10 melhores suplementos para as mulheres de forma geral, então leia com calma, avalie sua situação e objetivos e pode incluí-los livremente em sua dieta!

1- Ácidos graxos essenciais
Essas substâncias garantem ao corpo feminino um equilíbrio na produção hormonal, potencializa a queima de gordura e ganho de massa, melhora estética de pele, unhas e cabelos, regula funcionamento intestinal, protege o coração e ainda reduz inflamações do corpo (causadas pelos treinamentos e/ou excesso de gordura). Os AGE também reduzem sintomas de depressão, melhoram a saúde e alerta cerebral, reduzem pressão alta e triglicérides e ainda por cima reduzem sintomas da TPM e menopausa! Onde encontrar? Nas cápsulas de óleos saudáveis: óleo de peixe (ômega 3), óleo de linhaça, de prímula, de borragem, etc. Não tenha medo de ingerir óleos saudáveis: desde que consumidos de acordo com as quantidades certas, eles não fazem engordar, afinal, gorduras boas desempenham muitas funções no corpo, então, o organismo não estoca como gordura! O ideal é fazer um revezamento: consumir 1 ou 2 tipos de óleos por 2 meses e depois alternar com outros tipos. Mais uma vantagem: ajudam na saciedade e aumentar níveis de energia e disposição!

2- Complexo B
O complexo B é o conjunto de vitaminas responsáveis por organizar seu metabolismo e quando há deficiência você engorda mais rápido, queima menos gordura e tem dificuldade para ganhar massa… então, para ter a garantia de que nenhuma faltará (B1, B2, B6, B12, etc.) a melhor saída é suplementar. O complexo B também auxilia no equilíbrio emocional (reduz ansiedade e stress) e deixa seu corpo mais equilibrado e saudável. Vegetarianas têm obrigatoriedade em suplementar. Você pode complementar sua dieta com levedo de cerveja ou um complexo B pronto mesmo. Além disso, o complexo B ajuda a melhorar e fortalecer cabelos e pele.

3- Glutamina
Se você tem uma rotina de treinamento mais pesada, a suplementação de glutamina se torna essencial. Ela é um aminoácido que ajuda na manutenção e aumento da massa magra e também cuida do seu sistema imunológico. A glutamina ajuda a anular o efeito catabólico contra seus músculos e pelo fato das mulheres terem um pouco de dificuldade em aumentar massa muscular, o uso é indispensável. Se consumida com altas quantidades de líquidos, também ajuda a melhorar funcionamento intestinal. Então consuma glutamina pré e pós treino ou antes de dormir para preservar seus músculos, melhorar sua imunidade e garantir a saúde do seu intestino!

4- Vitamina C
Mantém o tecido conjuntivo saudável (pele, cabelos, unhas e cartilagens), melhora absorção de ferro (reduzindo chances de anemia – muito comum em mulheres), reduz danos dos radicais livres e ajuda a proteger o corpo durante o exercício. Também atua na produção e manutenção do colágeno, tem efeitos vasodilatadores e atua na defesa do sistema imune. Sem contar que dá um empurrão extra para prevenir envelhecimento de pele e formação de rugas.

5- Chá verde
A função antioxidante dessa planta (resultando na prevenção de câncer e adiamento da morte de células, por exemplo) é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. A Camellia Sinensis também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário a uma diminuição dos níveis sanguíneos de LDL (colesterol ruim).
O chá verde tem efeito termogênico: Seu conteúdo rico em cafeína ajuda a aumentar a temperatura do corpo, aumentando assim a ação termogênica e liberação de ácidos graxos no sangue para oxidação durante os exercícios.
Tem também ação desintoxicante e diurética, facilitando assim, eliminação de resíduos e água não necessários ao organismo. Quando suplementar chá verde, aumentar consumo de água para o efeito ser melhor.

6- Whey protein
As proteínas são responsáveis pela estrutura do corpo humano: ossos, pele, tecidos e músculos. Utilizar shakes de proteína ao longo do dia, irá melhorar esses aspectos estruturais e ainda ajudar na queima de gordura. O melhor tipo de suplemento para esses objetivos é a whey protein (proteína do soro do leite) que é de rápida digestão e absorção, sacia, tem sabor doce (evita compulsões) e não pesa no estômago. A whey tb tem baixo teor calórico e de carboidratos, ajudando as mulheres a manter a forma e um baixo nível de gordura corporal. Desconsidere a ideia de não tomar whey por medo de engordar ou ficar muito musculosa, isso é um absurdo! Whey tem pouquíssimas calorias e atua na reparação e tonificação do seu corpo, ou seja, seus resultados de treino serão muito melhores com ele! Além do que, devido ao sabor doce ajuda muito a controlar a ingestão e docinhos na dieta… Deu vontade de comer ou beber algo dose? Tome 1 dose de whey sabor chocolate!

7- Glucosamina/Condroitina
Se você tem uma rotina intensa de exercícios, uma lesão no joelho, no quadril ou tornozelo pode afastá-la dos treinos e prejudicar seus resultados, então, nada melhor do que prevenir ou até mesmo tratar caso você já possua alguma dor ou problema articular. Esses dois produtos são responsáveis pela lubrificação e fortalecimento das juntas, além de reduzir alguma possível inflamação que exista, dando muito mais segurança na hora de treinar. Experimente!

8- Diuréticos naturais
Mulheres frequentemente apresentam quadros de inchaço/retenção e celulite, então, em conjunto com exercícios e dieta, nada melhor do que suplementos que ajudam na eliminação desses problemas: os diuréticos naturais, que podem ser manipulados e usados diariamente. Eles irão fazer com que você elimine o excesso de água que fica sob a pele na forma de urina, então, após alguns dias indo mais vezes ao banheiro e tomando mais líquidos, você comecará a notar que está desinchando, celulite melhorando, definição muscular aparecendo e uma sensação de leveza. Alguns exemplos: porangaba, cavalinha, alcachofra, etc.

9- Fitoterápicos para dormir
Mulheres são naturalmente mais agitadas e ansiosas do que os homens, então, se não se cuidam, é capaz de que suas noites de sono sejam prejudicadas e menos sono = a mais stress e ansiedade, mais gorduras acumuladas, mais apetite e vontade de comer doces durante o dia, etc. etc. Então, para não recorrer a drogas fortes, o uso dos fitoterápicos é uma ótima alternativa para noites de sono profundo e tranquilo! Além do que, quem faz uso frequente desses produtos, irá reduzir a ansiedade ao longo do dia! Melhores produtos: valeriana, maracujá, melissa, mulungú, camomila, etc. – na fórmula de cápsulas essas plantas são mais eficazes do que o chá.

10- Antioxidantes
Tomar um composto antioxidante ao dia irá garantir: unhas, cabelos e peles lindos, prevenção do envelhecimento e rugas, proteção da saúde, coração, visão e órgãos, prevenção de doenças como diabetes, osteoporose, hipertensão, câncer e Alzheimer, proteção da visão, melhora da disposição e energia, melhor recuperação muscular e melhor rendimento esportivo, resumindo: só benefícios!

REFERÊNCIAS:
KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Power Eating. Human Kinetics. United States, 2007.
MELTZER, Shelly; FULLER, Cecily. Eating for Sport: a practical guide to sports nutrition. New Holland. London, 2005.
MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.

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