Semana passada passou uma matéria na TV sobre uma nova conclusão da Associação Americana do Coração em relação ao óleo de coco dizendo que ele é um alimento muito rico em gorduras saturadas e seu consumo deve ser evitado, pois essa gordura aumenta o colesterol ruim e pode causar doenças cardíacas. Após isso, muitos sites e outros veículos de comunicação começaram a postar a notícia e os usuários de óleo de coco ficaram desesperados com isso! Resolvi fazer esse artigo para derrubar essa grande MENTIRA!

 

Quais são as propriedades nutricionais do óleo de coco?

 

  • Óleo vegetal rico em gorduras saturadas, porém, com altas quantidades do ácido láurico (triglicéride de cadeia média), o que faz com que o óleo de coco seja diferente dos outros óleos e gorduras (que possuem em sua maioria ácidos graxos de cadeia longa).
  • Esse ácido láurico é encontrado em grandes quantidades no leite materno e possui propriedades antiinflamatórias, fortalecimento do sistema imune, bactericida e antiviral. O ácido graxo láurico não causa aumento do colesterol ruim e sim, normaliza os níveis de colesterol sanguíneo, prevenindo doenças cardíacas (aumenta HDL e reduz LDL).
  • Resistente à oxidação (pode ser usado para cozinhar)
  • Acelera o metabolismo por conta da rápida digestão e absorção.
  • Promove saciedade
  • Previne tromboses
  • Antioxidante (Altas concentrações de vitamina E e ácido gálico).

 

Considerações:

 

  • O que a mídia e organizações estão querendo dizer é que por ser um óleo rico em gorduras saturadas será ruim ao organismo, como é a gordura das carnes, porco, manteiga, etc., mas hoje em dia sabemos que a gordura saturada em quantidades controladas na dieta não é ruim! Ela é necessária e saudável. Se fosse uma gordura tão ruim e prejudicial, ela não estaria presente no leite materno (55% da composição do leite materno é gordura saturada).

 

  • O que realmente causa doenças cardíacas? O hábito de ter uma dieta rica em carboidratos + gorduras TRANS é o que causa aumento do colesterol ruim e pode causar riscos cardíacos e de obesidade. Ou seja, os alimentos processados, congelados, embalados, farinhas e açúcares é que causam as doenças.

 

  • Conclusão: a culpa não é do coitado do óleo de coco: o coco é um dos melhores alimentos que a natureza nos dá, com propriedades únicas e com certeza as doenças e problemas de coração/obesidade que temos hoje não são causados e nem vão piorar por conta dele… Então, a melhor escolha é ter um estilo de dieta Low Carb/High Fat com a inclusão de coco e óleo de coco SIM!

 

–> Renove seus estoque de suplementos e produtos naturais hoje mesmo! Use o código GG15 ao final de sua compra no site http://www.shopsport.com.br/!

Entre para o Clube AFIT e utilize meus Cardápios, Receitas e Estratégias para Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular.

DESCUBRA O CLUBE