Todo mundo já ouviu o termo “sono da beleza”, né? Mas a maioria vai perguntar: isso não é só um mito?

Podemos mesmo parecer mais bonitos se dormirmos mais?

Parece mentira, mais sim!

Dormir bem e por mais horas pode fazer com que as pessoas fiquem mais em forma, tenham mais vigor, sejam mais saudáveis e pareçam mais jovens. Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico – Durante o sono ocorrem diversos processos metabólicos e hormonais que, se alterados, podem afetar a saúde e equilíbrio do organismo como um todo. Um estudo que durou 7 anos com 7.022 pessoas de meia-idade encontrou que as pessoas que alegaram problemas com sono (sono muito leve, horas insuficientes, insônia, etc.) tinham mais problemas com peso e com a pele do que as que dormiam melhor.

Quando você dorme menos você irá:

1- Queimar menos gordura: Sono insuficiente ou interrompido irá fazer com que você queime menos gordura enquanto repousa e durante o dia também (pouco sono reduz seu metabolismo basal);

2- Comer mais frequentemente: Pesquisas da American Heart Association mostram que pessoas que dormem de 4-6 horas comem 329kcal a mais do que aquelas que dormem 8-9 horas. Pessoas que dormem pouco terão mais horas para comer e também tendem a ficar beliscando à noite/de madrugada. Além disso, quem dorme mal, tem um apetite maior por doces e carboidratos;

3- Ter mais desejos alimentares: Sono insuficiente aumenta os níveis do hormônio grelina (que aumenta o apetite). A consequência da compulsão alimentar é a ingestão de alimentos não saudáveis – aumentando os riscos de ganho de gordura e sem benefícios à pele, unhas e cabelos.

4- Ficar mais ansioso, nervoso e com grande chance de desenvolver depressão com o passar dos anos – isso trará outras consequências para sua vida e saúde de forma geral.

Para ter boas e longas noites de sono, confira algumas dicas: pratique exercícios diariamente pra que o corpo se canse (e também pela produção de endorfina), faça refeições leves à noite, evite álcool e bebidas que contenham cafeína. crie um ambiente para o sono (quarto escuro, silencioso, limpo), desligue músicas, computador e TV, tenha uma rotina (dormir e acordar nos mesmos horários), etc. Bons sonhos!

PALESTRA GRATUITAS • EMAGRECIMENTO E HIPERTROFIA•
x