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(emagrecimento)

(aumento de massa)

A cúrcuma (ou açafrão) é uma planta originária da Índia com diversos benefícios à saúde humana. Ela é uma especiaria muito utilizada na gastronomia e com sabor levemente apimentado.

 

A responsável pela maioria dos benefícios que irei relatar a seguir é uma substância chamada curcumina – pigmento que dá cor amarelo-ouro a esta especiaria. A cúrcuma possui poderes antiinflamatórios e antioxidantes, o que a torna tão especial na dieta de atletas e esportistas, uma vez que a prática esportiva diária leva a pequenas inflamações musculares (das fibras esqueléticas) e liberação de radicais livres por conta dos treinos intensos, então, incluir um tempero como esse, será excelente.

 

Devido a esse efeito anti-inflamatório, confira alguns benefícios relacionados ao esporte: alívio da dor lombar, fortalecimento de articulações, fortalecimento dos ossos e tendões, facilidade na recuperação muscular e proteção ao sistema imune.

 

A cúrcuma também é responsável pela proteção do fígado e age como facilitadora da digestão – excelente para pessoas que possuem dietas ricas em proteínas.

 

Agora, o benefício que irá interessar muita gente: emagrecimento! A cúrcuma auxilia no emagrecimento devido à várias ações: controle da glicose no sangue (o que resulta em: redução de apetite, redução de compulsão alimentar e redução na secreção de insulina), regulação do metabolismo de quebra de gordura (efeito termogênico – uma vez que ela é da família do gengibre), eliminação de toxinas – gorduras localizadas e celulite (devido ao seu poder anti-inflamatório, a curcumina consegue fazer uma varredura nas inflamações do corpo, ajudando na redução dos problemas acima), regula intestino, digestão e faz manutenção da saúde do fígado (um fígado em pleno funcionamento é capaz de metabolizar melhor as gorduras, proteínas e carboidratos).

 

Se não fosse o bastante, inclua no mínimo uma colher (sopa) de cúrcuma ao longo do dia em suas refeições (ou na forma de chás) e obtenha outros benefícios como:

 

– Saúde da pele;

– Prevenção de doenças degenerativas e câncer;

– Tratamento da depressão;

– Regulação intestinal;

– Tratamento da gastrite e problemas no fígado;

– Alívio da TPM;

– Controle do diabetes;

– Fonte de ferro, vitamina C, potássio e fósforo.

 

Referências:

FERRARI, C.K.B. Curcumin: a culinary herb and its health benefits. Journal of Modern Medicinal Chemistry, 2013.

JURENKA, J.S. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma Longa: a review of preclinical and clinica research. Alternative Medicine, v.14, n.2, 2009.