Meus exames de coração e pulmão deram resultados ótimos!

Meus exames de coração e pulmão deram resultados ótimos!

A Coenzima Q10, também conhecida como CoQ10, vitamina Q10 ou Ubiquinona, é uma molécula lipossolúvel (pode ser diluída em gorduras), age como antioxidante (potente captadora de radicais livres) e estimulante do sistema imunológico. A coenzima Q10 está presente em praticamente todas as células do organismo que participa dos processos de produção de ATP, então, órgãos com maior demanda energética apresentam maiores concentrações dessa substância, entre eles o coração.

A CoQ10 é uma coenzima de ocorrência natural encontrada em grandes quantidades nas células cardíacas onde ela consegue aumentar a oferta de oxigênio ao coração, melhorando a performance nos exercícios, aumentando produção de energia e poupando o coração de esforços extras.

Conforme envelhecemos, a produção de Coenzima Q10 costuma diminuir, então é necessário suplementá-la principalmente após os 30 anos. Ela ajuda também no combate ao estresse, fadiga e morte de células. As melhores fontes alimentares dessa substância são os órgãos de animais (coração – fígado e rins).

Coenzima q10 A Coenzima Q10 é muito útil para pessoas com problemas cardiovasculares que se exercitam, pois além de melhorar a performance no esporte, protege o coração. Ideal tb para portadores de diabetes, Alzheimer, Hipertensão e Parkinson. A deficiência tem sido associada à falência cardíaca congestiva, doença isquêmica do coração, cardiomiopatia, hipertensão, hipertiroidismo e câncer de mama.

O ideal é tomar 1 cápsula ao dia perto de alguma grande refeição e após cerca de 15 dias de uso a melhora no coração começa a ser notada.

Pessoas em uso de estatinas (remédio para controle do colesterol sanguíneo) normalmente apresentam sintomas de dores e fraqueza muscular, além disso, diversos pesquisas indicam que as estatinas diminuem os níveis de CoQ10 no organismo. Um estudo realizado com pacientes em uso de estatina com suplementação de CoQ10 demostrou melhora dos sintomas destas manifestações.

Envelhecimento, maus hábitos alimentares, estresse e infecções afetam a nossa capacidade de fornecer quantidades adequadas de CoQ10. Portanto a suplementação é indispensável. Após 30 a 35 anos de idade, o organismo começa a perder a sua capacidade de sintetizar CoQ10 de alimentos e pode desenvolver a sua deficiência. A suplementação se faz importante já que a falta desta coenzima pode causar danos no cérebro e coração. Além disso, no uso tópico atenua rugas e linhas de expressão e diminuiu o estresse oxidativo da pele, limpando os radicais livres do corpo humano.

Porém, mesmo para pessoas que não possuem problemas, o uso também é benéfico, pois além de melhorar o desempenho nos exercícios terá a proteção antioxidante e para o sistema imunológico que a substância oferece, cuidando da saúde de uma forma geral!
Dose usual: de 10-30mg ao dia e é interessante associar ao selênio e vitamina E para potencializar os efeitos antioxidantes e de proteção cardiovascular.

REFERÊNCIAS
Bliznakov E. Aging, mitochondria, and coenzyme Q10: The neglected relationship. (1999) Biochimie, 81: 1131-1132.
Caso, G. et al., 2007. Effect of Coenzime Q10 on Myopatic Symptoms in patients treated with statins. (2007) Am J. Cardiol. 99: 1409-1012.
Hodgson J. M. et al. (2002) Coenzyme Q(10) improves blood pressure and glycaemic control: a controlled trial in subjects with type 2 diabetes. Eur J Clin Nutr. 56:1137-1142.
Hojerova J. Coenzyme Q10 its importance, properties and use in nutrition and cosmetics. (2000) Ceska Slov Farm. 49 (3): 119- 23.
Informe Apparenza. Impacto da suplementação de coenzima Q10 em sintomas de miopatias em pacientes tratados com estatinas. (2007) Endocrinologia.
Sakano K et al. Suppression of Azoxymethane-induced Colonic Premalignant Lesion Formation by Coenzyme Q10 in Rats. (2006) Asian Pacific J Cancer Prev. 7: 599-603.
Singh RB et al. (1999) Effect of hydrosoluble coenzyme Q 10 on blood pressures and insulin resistance in hypertensive patients with coronary artery disease. J Human Hypertens. 13: 203-208.

PALESTRA GRATUITAS • EMAGRECIMENTO E HIPERTROFIA•
x