Durante os processos metabólicos que ocorrem em nosso organismo, produzimos moléculas e/ou átomos chamados radicais livres – que em excesso podem causar danos celulares e facilitar o aparecimento de diversas doenças.

Os antioxidantes são substâncias que atrasam e/ou inibem a oxidação desses radicais livres no organismo protegendo nossa saúde e bem-estar. Dentre os antioxidantes mais eficazes, estão a vitamina C, a glutationa, o ácido úrico, a vitamina E e os carotenoides. Os principais exemplos de carotenoides são o alfa e beta caroteno, luteína e o LICOPENO.

Tomates

O LICOPENO é um dos mais potentes antioxidantes e possui dezenas de benefícios para o corpo humano.

 

  • Como são formados os radicais livres?

A geração de radicais livres pode ocorrer dentro do próprio organismo durante os processos bioquímicos e de fontes exógenas, como por exemplo: radiações gama e ultravioleta, exercícios físicos intensos, medicamentos, dieta incorreta, alimentos industrializados, cigarro, álcool, poluentes ambientais e produtos químicos.

 

  • O que o excesso de radicais livres pode causar?

Embora uma pequena quantidade de radicais livres seja necessária para manutenção da vida, sua produção excessiva pode causar diversos danos celulares. Principais problemas: morte prematura de células, problemas no metabolismo, aparecimento de diversas doenças como câncer, aterosclerose, cataratas, Alzheimer, inflamações, diabetes, doenças autoimunes, infarto, artrite, alergias, Parkinson e doenças inflamatórias intestinais.

 

  • LICOPENO como antioxidante

O licopeno é um carotenoide muito potente e é encontrado em alimentos de cor vermelha, como tomates, goiaba, melancia, mamão e pitanga.

Melancia 3

Tomates e seus derivados (sucos, molhos, polpa, etc.) são as maiores fontes de licopeno. A ingestão do tomate cozido em pedaços ou na forma de molhos é muito mais eficaz no aumento das taxas de licopeno no sangue – o aquecimento aumenta sua biodisponibilidade.

Uma outra dica para aumentar ainda mais a absorção do LICOPENO do tomate é colocar alguma fonte de gordura junto à preparação, como por exemplo, abacate, azeite, ovos, óleo de coco ou oleaginosas! São ingredientes versáteis, saudáveis e que permitem dezenas de combinações!

Uma das minhas receitas preferidas e que é uma explosão de antioxidantes (não só de licopeno, mas também dos outros carotenoides) é omelete (ou ovos mexidos) com espinafre e tomate picadinhos! Fica uma delícia em qualquer horário do dia: café da manhã, almoço ou jantar!

 

  • LICOPENO como parte do cardápio diário

Consuma fontes de licopeno diariamente e garanta manutenção de sua saúde e bem-estar! Ao consumir esse poderoso antioxidante todos os dias, você irá garantir uma proteção extra contra o câncer (principalmente o de próstata e pulmão), doenças cardiovasculares e prevenção de todos os problemas de saúde descritos acima – resultado da produção excessiva de radicais livres!

PALESTRA GRATUITAS • EMAGRECIMENTO E HIPERTROFIA•
x