Fiz uma seleção especial para você: uma lista com 9 super-alimentos indispensáveis em sua cozinha: além dos benefícios tradicionais (vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas, etc.), eles irão lhe trazer outras vantagens também! Tem para deixar o raciocínio mais rápido, reduzir a TPM, melhorar sua energia e disposição, blindar a imunidade, fortalecer unhas e cabelos, turbinar seu cérebro e até melhorar sua vida sexual! Confira:

1- Frutas vermelhas – para fugir de gripes e resfriados
Morango, amora, framboesa e mirtilo são ricos em bioflavonóides e antioxidantes que fortalecem o sistema imune da mesma maneira que a vitamina C. O ideal é consumir frutas frescas ou em forma de suco todos os dias. Quer ainda um toque extra em sua imunidade? Coma alho diariamente também – basta um dente inteiro cozido em alguma preparação para se proteger. O enxofre desse tempero tem ação germicida, combatendo infecções.

2- Gengibre para lhe dar muita energia e disposição
A raiz possui gengiróis, substâncias que garantem energia instantânea. Ela também possui outros componentes estimulantes como as vitaminas A, B3, B6 e C, além de magnésio, selênio e zinco que afastam o cansaço. O gengibre pode ser consumido junto com a salada, comida japonesa, com suco de limão ou com chás. Anote esta receita: 1 xícara de chá verde + ½ copo de suco de abacaxi + ½ colher de sopa de gengibre ralado e canela à gosto. Duas colheres de sobremesa de gengibre ao dia aumentam a termogênese do corpo e melhoram a disposição cerebral para exercícios físicos e atividades de concentração.

3- Arroz integral para unhas e cabelos fortes
Não bastasse ser fonte de fibras, selênio, vitaminas E e do complexo B, o arroz (assim como outros cereais integrais como aveia, trigo, cevada, etc.), é rico em silício orgânico – mineral que melhora a estrutura dos tecidos e aumenta a produção de elastina, colágeno e queratina. Quando há falta dessa substância no organismo, as unhas ficam quebradiças ou com manchas brancas e o cabelo cai, pois a formação de proteína depende em grande parte do silício. O ideal é consumir uma porção de algum grão integral de 2-3x/dia.

4- Magra com óleo de coco
Rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E, o óleo de coco melhora o metabolismo da tireoide, auxiliando assim no emagrecimento (ele possui rápida digestão e absorção, o que acelera o funcionamento da glândula e do metabolismo de uma forma geral). Outra função é lubrificar a mucosa intestinal, reduzindo a constipação e controlando fungos e bactérias no intestino. Troque os óleos comuns pelo óleo de coco na hora de preparar os alimentos e também acrescente algumas gotas do óleo no iogurte, no shake, nas receitas e no café. Ele auxilia muito na saciedade, reduzindo seu apetite.

5- Linhaça para TPM
Poderosa em ácido graxo alfalinoleico, a linhaça ajuda a diminuir as taxas do colesterol ruim LDL e dos triglicérides, mas é o fitoquímico lignana que trabalha na redução dos sintomas da TPM e menopausa, pois ele possui efeito semelhante ao do hormônio estrogênio, amenizando assim os sintomas desagradáveis desses períodos. Além disso, a linhaça ajuda na prevenção de câncer de mama e melhora o funcionamento do intestino por conter gorduras boas e fibras. Use na vitamina, no iogurte, na salada, no bolo ou até mesmo no feijão. Recomendação: no máximo 2 colheres de sopa ao dia.

6- Cúrcuma para prevenir o envelhecimento
A cúrcuma (ou açafrão) é ótima para prevenir envelhecimento e deixa sua pele mais bonita (ação dos alcaloides, terpenoides e flavonoides que agem contra oxidação). Possui também alto teor de betacarotenos (potente antioxidante que auxilia na formação de melanina e assim protegendo sua pele dos raios UVA e UVB). A CÚRCUMA também é rica em corcumenol – composto bioativo que evita a ação dos radicais livres. Você pode usá-la para temperar carnes, frangos, omelete, fazer risotos, feijão e arroz integral.

7- Geleia real para saúde e vitalidade
A geleia real é o alimento das larvas de abelhas durante os 3 primeiros dias de vida e o da abelha rainha durante toda a vida. Favorece o equilíbrio cerebral, estimula o funcionamento de glândulas, do aparelho digestório e dos glóbulos vermelhos do sangue. Auxilia no aumento da energia e vitalidade. Revitaliza todos os órgãos, previne esclerose, fraqueza, impotência, distúrbios da menopausa, reumatismo e bronquite. Atua como protetora da saúde e promove a longevidade. Auxilia na manutenção da vitalidade e desejo sexual também.

8- Raciocínio rápido com peixe
Salmão, atum, cavalinha e arenque são ricos em ômega 3, que melhora a função cognitiva. Cerca de 60% do cérebro é composto de gordura, metade pelo DHA (ácido docosahexaenoico), substância que nosso organismo não produz e que está presente nesses peixes de água profundas. Essa substância alimenta o cérebro, turbina a memória, auxilia na oxigenação das células cerebrais, melhora a condutividade do impulso nervoso e previne doenças degenerativas. Além de tudo, a gordura aumenta a produção hormonal, auxiliando no interesse sexual. Consuma os filés de 3-4x/semana.

9- Mamão Papaia para mais vitalidade sexual
A polpa alaranjada do mamão é boa fonte de cálcio, substância necessária para contração muscular associada à ereção masculina e ao orgasmo feminino. As sementes escuras são fonte de gorduras essenciais que auxiliam na produção de hormônios sexuais. Combine o mamão com outras fontes de gordura como abacate, coco ralado, óleo de coco, oleaginosas e/ou pasta de amendoim para turbinar ainda mais a produção de hormônios, garantindo assim, mais vitalidade sexual.